top of page

OUÇA TRÊS MÚSICAS INÉDITAS DO GREEN DAY, DIRETO DE 1989!

Apesar de ter sido lançado ao mundo apenas em 1994, com o poderoso álbum Dookie, o Green Day já era veterano na cena punk californiana desde o final dos anos de 1980. O primeiro show do trio que se tem registro aconteceu em outubro de 1987 e a banda acumulou milhares de apresentações desde então.


O início de carreira, de fato, foi mais lento, sem uma grande rotina de shows por conta da falta de um baterista fixo - Raj Punjabi, amigo de escola de Billie Joe e Mike Dirnt, eventualmente era recrutado para tocar na Sweet Children e completar o time -, a partir do ano de 1988, com a entrada de John Kiffmeyer no trio, as coisas começaram a andar e uma reputação começou a ser escrita.


A banda acumulou shows pela Bay Area de São Francisco no início de 1989 e, pouco tempo depois de trocar seu nome para Green Day, fez uma memorável apresentação na Berkeley Square, no dia 22 de julho.


O setlist do show está recheado de clássicos do início da carreira e também contou com alguns sons jamais lançados oficialmente. Em certo momento da gravação, John relata que eles tem algumas composições que, por vezes, colocam na 'geladeira' por não considerarem boas o suficiente. As músicas jamais lançadas que a gravação traz são:


'Stay', faixa que também está na lendária primeira demo gravada pela banda, a qual foi enviada para Tim Yohannan, fundador da Maximum Rock'n'Roll e da 924 Gilman Street, e que fez o Green Day ter rejeitada a possibilidade de tocar na casa punk por ser 'pop demais'.


A música foi escrita por Billie para a trilha sonora de um filme independente produzido por seu irmão, ainda na metade dos anos de 1980. Infelizmente nem o filme nem a música tiveram um lançamento oficial.



'Maybe Forever', título dado por fãs, inicia com um riff rápido de guitarra e lembra bastante outras músicas da banda com 'Sweet Children' e 'Fever Blister' (escrita para o filme Ordinary World e lançada pela The Longshot, projeto solo de Billie Joe, no ano de 2018).



A terceira faixa inédita é comumente conhecida por 'Jennifer', que não é a do Tinder, e traz uma sonoridade mais cadenciada e foge um pouco do que a banda produzia naquela época.



Vale destacar que nenhuma das três canções é novidade para os fãs mais ativos na comunidade do Green Day. Desde 2006 gravações deste show rolam na web, porém com uma qualidade de áudio bem inferior.


O responsável pelo upgrade foi o usuário chamado huskerdu1972, que compartilhou o registro em sites de troca de arquivos.


O show completo pode ser baixado aqui. Confira abaixo o setlist:


01 - Sweet Children 02 - I Want to Be Alone 03 - Going to Pasalacqua 04 - The One I Want 05 - 16 06 - Knowledge (Operation Ivy Cover) 07 - Don't Leave Me 08 - I Was There 09 - Jennifer 10 - 1,000 Hours 11 - Green Day 12 - At the Library 13 - Disappearing Boy 14 - Stay 15 - Maybe Forever 16 - Dry Ice


bottom of page