top of page

HÁ 30 ANOS, SHOW DO GREEN DAY ERA (QUASE) IMPEDIDO DE ACONTECER PELA POLÍCIA, DUAS VEZES



Não chega a ser algo incomum. Um grupo de pessoas reúne seus equipamentos, convida algumas bandas e dá seu próprio show em locais improvisados na sua cidade. A cultura do Do It Yourself, tão difundida e cultuada pela cena punk mundo afora, já proporcionou dezenas de milhares de confraternizações desse tipo, gerando o espaço e permitindo que muitas bandas não teriam lugar nenhum para tocar, encontrassem um lugar para mostrar a sua arte.


As primeiras turnês do Green Day aconteceram exatamente desta forma, em uma época fortíssima para o movimento punk. Essas gigs tomavam forma em qualquer local possível, o que por vezes acabava tirando o sossego de muita gente (chata) nos arredores da festa e, com isso, a polícia era acionada para acabar com o tumulto.


Em 21 de maio de 1992, o Green Day estava excursionando pelos Estados Unidos com show agendado para um quintal na parte norte da cidade de Mankato, em Minnesota e uma dessas situações quase não permitiu que o show acontecesse, por duas vezes!


O trio era a última de três bandas a se apresentar - Loin Groove e My Friend Stu também tocariam - e tudo corria bem. As duas primeiras bandas fizeram seus shows e ao final do set da Loin Groove, a polícia apareceu e encerrou a 'bagunça'.


O que parecia o fim da festa, sem a cereja do bolo, acabou mostrando que a força de vontade é maior que a força policial. Todos os presentes fizeram uma caravana e atravessaram a cidade de Mankato até a casa de um dos jovens presentes, porém, antes mesmo do Green Day dar seu primeiro acorde, a polícia apareceu novamente.


Como bons brasileiros, digo, estadunidenses que não desistem nunca, a caravana de cerca de 200 pessoas, se deslocou até uma fazenda ao norte de Mankato na cidade de St. Peter. Lá as pessoas improvisaram um palco em cima de algumas grandes bobinas de cabos e, finalmente, o show aconteceu.


Billie Joe, lembrou da inusitada apresentação algum tempo atrás em seu Instagram:


"Lembro de ver uma fila de carros com seus faróis acesos ao entardecer. Tocamos em cima de algumas bobinas e da caçamba de uma caminhonete... em uma fazenda. O mais selvagem dos sonhos... o campo dos sonhos. Alguém deu um stage dive (ou seria bobina dive?) e bateu com o pedestal do microfone na minha boca. Lascou meu dente*... Estas são as memórias mais significativas pra mim... não tem preço e são inesquecíveis. "

*Esse fato foi registrado no vídeo durante a música 'Don't Leave Me', aos 22 minutos do vídeo


O Green Day conseguiu tocar por cerca de 35 minutos, até que a polícia apareceu mais uma vez e a banda teve seus equipamentos desligados no meio de 'Dominated Love Slave', que foi finalizada acapella por todos os presentes, de forma belíssima.


O setlist completo contou com:


Who Wrote Holden Caulfield?

Only of You

Welcome to Paradise

At the Library

2,000 Light Years Away

Going to Pasalacqua

Christie Road

Don’t Leave Me

16

Paper Lanterns

Knowledge

Dominated Love Slave


Confira o vídeo completo e se increva lá no nosso canal, contamos com o maior acervo online dedicado a banda com atualizações frequentes:



bottom of page