OS 10 MELHORES DISCOS DE POP PUNK, SEGUNDO LEITORES DA ROLLING STONE
- Maicon Cássio Riediger
- 11 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Listas de melhores de todos os tempos sempre geram controvérsia, no entanto, diariamente algum site ou revista publica algum tipo delas. Desta vez, o ranking partiu da revista Rolling Stone que pediu a seus seguidores que elegessem os 10 melhores álbuns de pop punk de todos os tempos.
Como era de se esperar, Green Day e Blink-182 encabeçaram a lista com três álbuns cada uma. Discussões à parte sobre Green Day ser pop-punk ou não – nós da Green Day Brasil não os classificamos assim – A lista traz entre os 10 álbuns o disco de estreia do Ramones (oi?), além de Smash do Offspring.
Confiram abaixo o que a revista disse sobre cada disco do Green Day:
Mesmo tendo chegado ao mainstream oficialmente na metade dos anos 90, o pop-punk começou a borbulhar de várias formas nos anos 70. Quatro décadas depois, ainda é um dos gêneros do rock mais predominantes e populares, sendo ainda a trilha sonora de adolescentes alimentados pela vida suburbana, corações partidos e pais que não os entendem. Junto com eles, bandas como Green Day e Blink-182 tornaram-se a nova guarda do rock e começaram a escrever clássicos modernos atemporais. Pedimos aos nossos leitores para votarem em seus álbuns de pop punk favoritos. Aqui estão os resultados.

Dookie
Se o Ramones preparou o terreno para o que o pop-punk viria a se tornar, o Green Day o tornou uma realidade no rádio. O terceiro álbum da banda, Dookie, de 1994, serviu como álbum de estreia numa gravadora major e como ponto de lançamento para o mais absurdo e infantil rock naqueles anos pós grunge. A rebelião despretensiosa deles encontrou uma refrescante posição entre a velocidade e sujeira do punk e a acessibilidade pop, criando músicas sobre masturbação e terapia, estranhamente cativantes.

American Idiot
Na época em que American Idiot estreou, o Green Day poderia ser considerado, também, a velha guarda clássica do gênero. A banda influenciou incontáveis jovens bandas, trazendo à tona uma inteira geração de rock alternativo que podia ser ouvida em todos os lugares, da MTV até trilhas sonoras de filmes adolescentes. Com sua incrível ópera rock, o Green Day transformou o drama de ser um adolescente angustiado com seu delineador preto, em uma enorme obra prima que apresentou ao mundo Jesus of Suburbia, Whatsername e St. Jimmy, três personagens e possíveis metáforas para todos os pop-punks que existem lá fora.

Nimrod.
Pop punk é mais do que três acordes, e o Green Day começou a testar os limites do gênero e de sua sonoridade com Nimrod, o quinto álbum do grupo. Nele, o trio norte-californiano, explorou surf music, folk e ska e, ainda, esculpiu uma canção icônica que continuará sendo utilidade em cerimônias de formatura até a eternidade: Good Riddance (Time of Your Life).
A lista completa ainda conta com: Enema of the State, Dude Ranch e Take off Your Pants and Jacket, do Blink-182, Ramones com seu álbum homônimo, Smash, do Offspring, Bleed America, do Jimmy Eat World e Valley of the Dolls, do Generation X.
A matéria completa, em inglês, pode ser lida clicando aqui.
Comments