top of page

HISTÓRICO! GREEN DAY TOCA VÁRIAS RARIDADES E LEVA FÃS AO DELÍRIO EM CHICAGO

Em noite inesquecível, fãs ouvem sons que não eram apresentados ao vivo desde 2001.



O dia 29 de julho de 2022 com certeza ficará marcado na história da banda. Em uma apresentação pra lá de especial na histórica casa de shows Metro, em Chicago, os cerca de mil fãs puderam acompanhar de pertinho o trio na sua melhor essência.


Tudo começou ainda no dia 25 de julho, quando o Green Day, por meio de suas redes sociais, publicou uma imagem enigmática, que combinava a clássica granada do American Idiot com o logotipo da casa de shows Metro. Na oportunidade, vários fãs ficaram curiosos sobre o que estaria por vir. Alguns deles criaram teorias mirabolantes, e fomos bombardeados com mensagens perguntando do que se tratava. Algumas teorias mais plausíveis acabaram "ficando no ar": seria alusão a um novo álbum, um American Idiot Part II? A banda vai tocar o American Idiot na íntegra nos próximos shows devido ao aniversário de 18 anos do disco em setembro?


A resposta, porém, era bem simples. O Green Day iria tocar naquele fim de semana no Lollapalooza Chicago, e como já é conhecido por grande parte do público, as Lollas Parties/Aftershow (shows menores das atrações do festival) iriam acontecer por lá e o trio californiano iria fazer parte disso. A confirmação oficial veio no dia seguinte, com a venda de ingressos abrindo e acabando em minutos.



A expectativa estava lá em cima, os fãs já esperavam por uma noite histórica, e isso se confirmou! Já na entrada na casa, muitos que dormiram na fila mesmo sem ter ingresso conseguiram entrar.


Com local abarrotado de fãs, Billie Joe brincou com presentes dizendo: "Bem-vindo ao nosso pequeno evento de disseminação". De início, parecia mais um show da Hella Mega Tour iniciando com 'American Idiot' e 'Holiday', mas parou por aí. A seguir, veio 'Revolution Radio' e 'Letterbomb', sons que não faziam parte da setlist "padrão" de Greatest Hits adotada pelo trio durante a tour mais recente, acendendo a esperança que algo diferente estava por vir. Depois, uma das maiores surpresas de todas, e que definitivamente mostrava que esse não era um show qualquer, 'Church On Sunday' apareceu, levando os presentes ao delírio. A terceira faixa do subestimado álbum Warning, que nem single foi, não era apresentada ao vivo desde o longínquo ano de 2001.


A setlist seguiu apresentado grandes surpresas, com mais músicas que não eram tocadas há um bom tempo, como: 'Too Dumb to Die', 'Private Ale', 'Disappearing Boy', 'One of My Lies', 'Murder City', 'Oh Love' da esquecida trilogia, e até 'Warning', que também não aparecia desde 2001. Ela inclusive foi pedida por um dos fãs presentes quando Billie perguntou a plateia o que eles queriam ouvir. Por não tocá-la há muito tempo, acabou sendo uma versão bem improvisada na guitarra e com direito a Armstrong esquecendo parte da letra. O frontman ainda foi esperto e entregou o microfone para um fã na plateia cantar a parte da música que ele havia esquecido, e o fã se saiu muito bem!



A canção 'Whatsername', faixa final do álbum American Idiot que é muito querida pelos fãs, foi outra que voltou a ter uma apresentação ao vivo com a banda completa depois de 17 anos.


Alguns clássicos, como 'Basket Case' e 'Welcome to Paradise', não tinham como ficar de fora e também foram apresentados. No meio da set, Billie ainda disse; "Estou tão feliz que nunca nos separamos”, acrescentando um comentário sobre "não ser vítima de outra reunião insuportável de banda” aos risos. Isso mostra que mesmo após mais de 30 anos, eles amam estar juntos e se divertindo muitas vezes mais.


"Estou tão feliz que nunca nos separamos..."

- Billie Joe Armstrong, Metro, 2022.


Antes de encerrar aquela noite que ficará marcada na memória de todos, Armstrong ainda disse: "Nós vamos lembrar disso para sempre”. O sentimento da é mútuo, pois para os fãs, a noite do dia 29 de julho de 2022 não será lembrada como qualquer uma.


 

Veja abaixo a setlist da noite com vídeos de cada música. Para assisti-los, basta clicar/apertar no nome da música desejada:


5. Church on Sunday (última vez em 2001)

6. Too Dumb To Die (última vez em 2017)

9. Chump

11. Burnout

13. Private Ale (última vez em 2016)

14. Christie Road (última vez em 2017)

15. One of My Lies (última vez em 2017)

16. Whatsername (última vez com a banda completa em 2005)

17. Oh Love (trecho, última vez em 2013)

18. Warning (última vez em 2001)

19. Murder City (última vez com a banda completa em 2013)

21. Geek Stink Breath

26. J.A.R.

28. Waiting




bottom of page