top of page

BOOTLEG DA SEMANA #9: POLÔNIA 1991



Mesmo antes de contar com o apoio do uma grande gravadora, em 1991 o Green Day já havia rodado por toda a América do Norte e feito a sua primeira turnê Europeia, onde passou por 15 países, totalizando 66 shows em um intervalo de dois meses, de 25 de outubro de 1991 até 14 de janeiro de 1992, tocando em equipamentos emprestados e dormindo na casa dos organizadores dos eventos.


Muitos destes shows possuem histórias engraçadas,na Polônia, onde aconteceram três deles, a mini-tour da banda pelo país ficou conhecida como “Punk as Fuck Tour”, em um destes shows, que aconteceu no dia 10 de novembro de 1991, na cidade de Gryfino, Billie Joe lembra como foi a experiência de tocar com uma distorção de guitarra que mais parecia um “pato peidando”.




“Eu utilizei como amplificador naquela noite um velho rádio estéreo. Pluguei a guitarra – e eu sei de muitas bandas de garagem que hoje em dia achariam isso muito legal – mas o som era… o som mais limpo que você já ouviu na vida. E eu estava tentando me comunicar com os organizadores para eles conseguirem a distorção que eu queria, então eu simulei o som de uma guitarra com a boca, eles saíram e voltaram umas duas horas depois com o único pedal de distorção que havia na cidade, eu conectei e ele soava como um pato peidando. Mas mesmo assim tocamos e foi um grande show”.

Em 2013 o Green Day retornou à Polônia durante a 99 Revolutions Tour para mais um show, por conta disso, o site gdk.com.pl  relembrou a primeira passagem dabanda pelo país:


Em 18 de junho de 2013, na Lodz Atlas Arena houve um concerto de uma das maiores bandas pop punk do planeta. Poucas pessoas sabem que a mesma banda já tocou no palco da casa de cultura de Gryfino. Cerca de quatro anos após a formação da banda, o Green Day foi para uma longa turnê europeia, incluindo a Polônia, nas cidades de  Bialystok, Bydgoszcz e Gryfino. Segundo lembra Krzysztof Kozak, que organizou uma série de eventos sob o nome de “Evolution”na Casa de Cultura de Gryfino, o Green Day entrou em contato com ele e pediu para tocar na cidade. Eles alugaram um carro na Holanda e vieram sem os equipamentos! Então pegaram emprestados cabos e pedais com os organizadores do show. A banda tocou por comida (uma vegetariana e três não), cerveja e um lugar para ficar. Até mesmo o contrato foi chamado de “Anti-contrato”.




A edição de hoje do Bootleg Da Semana traz um pequeno registro dessa passagem da banda pela Polônia. São apenas três músicas registradas na cidade de Gryfino - O bootleg completo existe, porém jamais foi compartilhado publicamente na web.



bottom of page